A acção educativa deve ser global, motivadora e auto-estruturante pelo que deve situar-se entre o estado evolutivo da criança e o meio em que esta se desenvolve.”
Enciclopédia de Educação Infantil, 1997
 
Actividades: Curriculares

Creche • Jardim de Infância
Tempos Livres

 
 

As actividades curriculares funcionam durante o período lectivo. Estas resultam da coordenação entre a organização do espaço e materiais existentes, do calendário de actividades semanais e da organização de trabalhos de projecto e outros trabalhos temáticos desenvolvidos conforme as necessidades e curiosidade das crianças.

Inglês e Francês
(A partir dos 3 anos)

O objetivo desta atividade será a consolidação da língua materna (português), e a introdução de novos idiomas (inglês e francês) estimulando a linguagem e a comunicação.
Ao longo do ano letivo, as crianças recolhem imagens de acordo com as suas curiosidades ou com temas trabalhados na sala. Cada ficha será composta por uma imagem respetivamente legendada em português, inglês e francês.

Registo Inglês Francês

Registo Inglês-Francês


Biblioteca
(A partir dos 3 anos)

Semanalmente as crianças têm oportunidade de ir à biblioteca do Colégio consultar documentos (livros, revistas, trabalhos realizados nas atividades e projetos, jornais, etc.). Também funciona como um espaço lúdico para a realização de histórias (de fantoches, flanelógrafo, retroprojetor e outros).
Além da biblioteca do Colégio, também vamos à Biblioteca José Saramago.
Cada criança terá um cartão de leitor e poderá nesses dias requisitar livros, CD´s ou Cassetes/Dvd´s, sendo responsáveis pelo seu bom uso e respetiva devolução. Em cada requisição deverá ser feito um registo gráfico (em colaboração com os pais) do respetivo livro.
Pretende estimular-se o interesse e contato com os livros e outros suportes de informação, incentivando a expressão e comunicação com vista a formar jovens leitores.

Registo de Projecto de Leitura


Registo de Projecto de Leitura


Computadores
(A partir dos 3 anos)

O computador é utilizado como recurso às aprendizagens.
Além de escreverem e desenharem no computador, as crianças terão também acesso a CD-ROM`s com jogos interativos, que visam promover as competências matemáticas, de escrita e de raciocínio lógico.


Leitura e Escrita
(A partir dos 3 anos)

O desenvolvimento da capacidade de comunicação aos mais variados níveis bem como o contato direto com a escrita, são os principais objetivos desta atividade. Além da construção de ficheiros de imagem/escrita, estão também aqui contemplados os grafismos, as adivinhas, as lenga-lengas e outros jogos de palavras.


Registo de

Registo de Ficheiro de Escrita

Registo de Ficheiro de Lenga-Lenga

Registo de Ficheiro de Lenga-Lenga


Filosofia

Através da audição e da interpretação de histórias e conversas as crianças registam ocorrências significativas, compreendem melhor o porquê das coisas e interiorizam valores morais.
Tem como principais objectivos promover a formação pessoal e social, a comunicação e o conhecimento do mundo.

Iniciação às Ciências
Tem como objectivos principais incentivar o espírito crítico, a experimentação, a compreensão e resolução de problemas (conhecimento do mundo) e estimular a curiosidade e a aprendizagem. Com esta actividade pretendem realizar-se estudos relacionados com temas de educação ambiental, biologia (seres vivos), anatomia (corpo humano e órgãos dos sentidos) e experiências.

 

 

 

 

Biblioteca e
Iniciação aos Computadores

As crianças consultam documentos (livros, revistas, trabalhos realizados nas actividades e projectos, jornais, etc.). Podem utilizar o computador como recurso às aprendizagens. Também funciona como um espaço lúdico para a realização de histórias (de fantoches, flanelógrafo, retroprojector e outros).
Pretende-se estimular o interesse e contacto com os livros. Valorização destes documentos e das novas tecnologias. Incentivar a comunicação/expressão.

Horta Pedagógica
Actividade de Educação Ambiental que decorre em espaço próprio. As crianças planeiam e organizam o trabalho na Horta: limpar o terreno, cavar, semear/plantar, regar, tratar e apanhar (ou seja, a criança acompanha o crescimento das plantas/legumes desde o nascimento até à colheita).
Possibilita o contacto com o meio exterior/ Natureza, incentiva a autonomia e a responsabilidade.

 

 
Frielas - Loures
Infantado - Loures
 
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